Fortalecer e valorizar a mineiridade. É com esta proposta que acontece a partir desta quinta-feira (9) até o dia 12, o Festival Saberes e Sabores 2023. O tradicional evento gastronômico de Araxá terá aulas-show, oficinas gastronômicas, pratos típicos, artes cênicas interativas, shows musicais, lançamento de livros, degustações e área kids. Toda programação é gratuita.

A estrutura contará com 14 estandes destinados a bares, restaurantes e cervejarias artesanais, oficinas, degustações de café, gin, vinho e cachaça, além de produtos locais e espaço para apresentações culturais. O evento acontece no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto. A curadoria gastronômica conta é da mestre e professora universitária Rosilene Campolina.

A chef estará compartilhando seu conhecimento ao lado da historiadora Márcia Nunes e de outras chefs mineiras. Nesta edição, o festival dá protagonismo às mulheres na gastronomia, logo na cidade onde viveu Ana Jacinta de São José, mais conhecida como “Dona Beja”, a famosa cortesã que escandalizou a sociedade brasileira ao fundar um bordel.

A abertura do festival será marcada pela exibição do recém-lançado documentário das “Três Marias”, que homenageia as grandes representantes da nossa cozinha: Dona Lucinha, Dona Nelsa e Dona Maria Stella. 
As aulas-show serão pautadas nas influências dos povos originários, imigrantes e quilombolas que deixaram suas contribuições para a formação culinária araxaense”, explica Rosilene Campolina, curadora do festival. “Araxá é a capital da cultura e da gastronomia das Gerais. O festival vem para fortalecer nossas raízes e dar voz a toda riqueza e diversidade mineira”.
  
Serviço

O que: Festival Saberes e Sabores 2023.
Onde: Fundação Cultural Calmon Barreto (Araxá)
Quando: de 9 a 12 de novembro
Informações: Festival Saberes e Sabores de

Deixe seu Comentário