22/09/2016 - Grammy Latino

Djavan é um velho conhecido do Grammy Latino. Em 2015, o cantor recebeu um prêmio honorário da Academia Latina de Artes e Ciências Discográficas por sua trajetória e contribuição para a música latina. Este ano, Djavan lidera as indicações gerais do Grammy Latino 2016.

A organização da premiação divulgou a lista de indicados nesta quarta-feira, 21. As 48 categorias privilegiaram a diversidade da música latina. Entre os artistas brasileiros indicados, diferentes ritmos e estilos aparecem, tal como a MPB atualizada e pop de Céu, com o álbum Tropix, ou o folk romântico de Tiago Iorc, em Troco likes.

Das categorias principais, Djavan concorre às de maior destaque: Melhor Gravação e Melhor Álbum do Ano, com Vidas pra contar. O rapper paulistano Emicida concorre na categoria Melhor Álbum de Música Urbana, com o disco Sobre crianças, quadris, pesadelos e lições de casa...

Ainda nas categorias principais, Sophia Abrahão e Ian Ramil foram indicados como Artistas Revelação. Sophia lançou seu disco pop rock, Sophia Abrahão, em 2015. O rock palatável de Ian Ramil foi mostrado em seu disco de estreia, Derivacivilização, também de 2015.

As oito categorias específicas para músicas em língua portuguesa reúnem nomes da música popular como Michel Teló (Baile do Teló) e Lucas Lucco (Adivinha), na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja.

Entre os veteranos, estão Almir Sater & Renato Teixeira (AR), Elza Soares (A mulher do fim do mundo), Elba Ramalho (Cordas, gonzagas e afins) e Martinho da Vila (De bem com a vida).

Os representantes da nova MPB não foram esquecidos. Na categoria Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa, nomes como Boogarins (Manual), Scalene (Éter) e Versalle (Distante em algum lugar).

Na categoria de Melhor Canção em Língua Portuguesa, Amei te ver, de Tiago Iorc, compete comMaior, de Dani Black e Milton Nascimento; D de destino, de Almir Sater e Renato Teixeira; Vidas pra contar, do Djavan; e Maria da Vila Matilde, de Elza Soares. 

A 17ª edição do Grammy Latino será realizada no dia 17 de novembro, em Las Vegas.